Todos os SUVs compactos de R$51.900,00 a R$74.990,00

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Chery Tiggo, Citroen Aircross, Ford Ecosport, Kia Soul, Mitsubishi Pajero TR4 e Suzuki SX4 são os representantes do segmento de SUVs compactos no mercado brasileiro.

SUV (veículo utilitário esportivo na sigla em inglês) compacto é uma categoria que praticamente foi criada no mercado nacional pelo Ford Ecosport. Outros modelos foram oferecidos antes dele como o Daihatsu Terios e Suzuki Sidekick com algum sucesso, mas o fator baixo custo de aquisição foi o grande responsável pelo alto número de vendas na categoria do modelo da Ford. Ao conceber o novo Fiesta que foi lançado em 2003, a Ford percebeu uma lacuna que não estava preenchida e resolveu apostar no nicho de mercado. Os SUVs já tinham se tornado sonho de consumo há muitos anos, mas nenhum modelo havia sido pensado para a classe média brasileira e condizente com o poder de compra desta. Poucos eram os consumidores que realmente usavam os utilitários esportivos para trilhas de terra e muitos eram usados somente nas cidades para tarefas diárias, ao que conceber um utilitário compacto sob a base de um hatch popular fazia todo o sentido para a Ford. Lançado no mercado em 2003, o Ecosport se mostrou um grande sucesso e virou sonho de consumo.

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O Daihatsu Terios e o Suzuki Sidekick chegaram a fazer algum sucesso no final dos anos 90 em um mercado carente de SUVs compactos. A primeira Palio Adventure possuia apenas a suspensão mais alta e a grade quebra-mato na dianteira em diferente as outras versões da perua. O Celta Off-Road foi uma tentativa fracassada da Chevrolet de introduzir um modelo popular no crescente segmento de aventureiros urbanos e não passava de acessórios colocados em concessionárias.

Até hoje o modelo da Ford reina sozinho na categoria que criou e a concorrência para não ficar de fora adaptou os produtos que tinham para pegar uma fatia do crescente segmento, de onde surgiram mais variações na linha Adventure da Fiat, Celta em versão Off-Road, Fox em versão aventureira pela Volkswagen, além do Citroen C3 XTR e Sandero Stepway pela Renault. Apesar de não passarem de versões com suspensões elevadas de modelos conhecidos e que nada tem de utilitários, alguns conseguiram seu espaço no mercado como o CrossFox e outros ficaram pelo caminho como a linha Off-Road da Chevrolet. A reação parece chegar somente agora com o início da produção do Citroen Aircross neste ano e do lançamento do Renault Duster no ano que vem.

Hoje estão disponíveis no mercado 6 modelos de SUVs compactos com preços que começam em R$51.900 pelo Chery Tiggo e vão a R$74.990,00 pelo Pajero TR4 top de linha.

Dimensões e capacidades

Dos SUVs compactos disponíveis no mercado a diferença entre os modelos não passam de 22cm no comprimento (um palmo), 11cm na largura, 13cm na altura e 10cm no entre-eixos. O menor modelo ao contrário do que a maioria poderia pensar, não é o Ecosport nem o Soul, mas o Pajero TR4 (menor comprimento, largura e entre-eixos). Curiosamente o menor porta-malas não é o dele, informado pelo fabricante em 500 litros de capacidade. Algumas marcas informam que a capacidade do porta-malas é até a tampa que cobre o compartimento de cargas, enquanto outras não fazem referência a essa informação, então não podemos afirmar que os dados abaixos se apresentam nas mesmas condições de medição.

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As dimensões dos 6 utilitários compactos são muito próximas, sendo o menor deles o Pajero TR4 e o maior o Chery Tiggo.

Motorizações, transmissões e câmbios

As motorizações predominantes para os SUVs compactos oferecidos no mercado são 1.6 e 2.0 litros. O Ecosport chegou a oferecer uma versão 1.0 com blower no lançamento, denominada Supercharger, para aproveitar os incentivos fiscais para motores de 1.0 litro, mas o mesmo mostrou-se inviável para o peso do veículo e foi rejeitado pelo mercado. Com exceção do Tiggo e SX4, todos os demais são flex bi-combustível, inclusive o Soul que está sendo lançado com essa opção neste mês. De todos os modelos, o Aircross, o Soul e o Tiggo não oferecem tração integral ou 4×4, sendo que o Pajero TR4 não tem opção de tração 4×2, assim como o SX4 que oferece apenas a opção de tração integral. O câmbio automático está disponível para o Ecosport somente nas versões com motorização 2.0 e tração 4×2. Para o Soul, TR4 e SX4 o câmbio automático está disponível para todas as versões. O Tiggo passará a ter a opção até o final do ano e a Citroen deu a entender no lançamento do Aircross que o modelo terá a opção em algum momento.

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A maioria dos modelos oferecem apenas uma motorização, 1.6 ou 2.0 litros ou um tipo de tração, 4×2, 4×4 ou integral. Apenas o Ecosport oferece dois tipos de motores, 1.6 ou 2.0 e dois tipos de transmissão, 4×2 ou integral.

Versões, equipamentos, preços e garantia

O Ecosport é o modelo com o maior número de versões disponíveis, começa pela básica XL, passa a XLS, pela intermediária e mais vendida Freestyle, a top XLT e a 4WD com opção de tração integral. Os preços iniciam em R$53.070 para a XL que já vem com ar-condicionado, direção hidráulica e vidros e travas elétricas de série e vão até R$68.550 para a 4WD que vem com air-bags frontais e freios com ABS de série mais não tem opção de câmbio automático. A garantia para o modelo são de 3 anos.

Lançado recentemente, o Citroen Aircross está disponível em 3 versões, GL, GLX e Exclusive. Todas possuem o mesmo motor 1.6 e as diferenças entre as versões dizem respeito ao acabamento e equipamentos de série disponíveis. A básica GL vem de série com ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico e não tem air-bags ou freios ABS nem como opcionais; começa em R$53.900,00. A intermediária GLX tem as bolsas infláveis como opcionais e acrescenta itens menores e parte de R$56.400,00. A top de linha Exclusive já vem com air-bags frontais, freios com ABS e EBD e bancos em couro de série, ao custo de R$61.900,00. Também oferecem 3 anos de garantia.

O Kia Soul é vendido em uma única versão que possui 5 catálogos diferentes, todas completas de série com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas e air-bags frontais e apenas com motorização 1.6 litros. O catálogo básico U.101 começa em R$52.900,00 (não possui freios com ABS) indo a R$65.900,00 no catálogo U.153 que possui freios ABS com EBD, câmbio automático de 4 velocidades e rodas aro 18″. O Kia Soul oferece a maior garantia de fábrica do grupo, 5 anos no total.

O Tiggo também é vendido em uma única versão completa (vem de série com air-bags frontais, freios com ABS com EBD, ar-condicionado e direção hidráulica, trio elétrico, CD-player com MP3 e USB, alarme e rodas de liga-leve aro 16″) que também oferece motorização única de 2.0 litros. Foi vendido inicialmente a R$49.900, o que o tornava imbatível no segmento, mas mesmo custando hoje R$51.900,00 ainda é competitivo, sendo menos que as versões básicas e com motorização 1.6 do Ford Ecosport e Kia Soul. O Tiggo também oferece 3 anos de garantia total.

O Pajero TR4 é produzido no país desde 2002 sob licença pela MMC do Brasil, representante Mitsubishi para o nosso país. É oferecido em 3 versões, GLS de entrada, MT e AT respectivamente com câmbio mecânico e automático. Os modelos são oferecidos completos sendo a diferença apenas a opção de câmbio e a ausência do air-bag para o passageiro e os freios com ABS na versão de entrada GLS. Os preços começam em salgados R$68.590,00 e vão até R$74.990,00. A presença da tração 4×4 em todas as versões podem justificar o maior valor cobrado pelo TR4, mas vale lembrar que o Ecosport 4WD com o mesmo que o TR4 oferece custa menos em sua versão top de linha que a básica do Pajero.

O SX4 assim como o Soul é oferecido em uma única versão, com opção de câmbio manual ou automático. O modelo é vendido completo, tendo como único opcional o pacote ‘Sport Pack’, que acrescenta adesivos esportivos no capô, aerofólio traseiro e revestimento interno diferenciado. A versão com câmbio manual é oferecida por R$62.490,00 e a automática por R$66.990,00. A garantia são de 3 anos.

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O modelo mais em conta é o Chery Tiggo. O modelo com tração nas quatro rodas mais acessível é o Suzuki SX4.

Mercado e vendas

Não há como negar o sucesso do Ecosport no mercado. A Ford acreditou e criou o segmento de SUV compacto no país e há 7 anos colhe os frutos de um modelo que chega a vender mais que muitos carros compactos como o Chevrolet Corsa, Fiat Punto, Peugeot 207, Renault Clio e Volkswagen Polo, por exemplo. Comparar o Ecosport a CrossFox (hatch compacto), Palio Adventure (perua compacta) e Doblo Adventure (furgão médio), é desmerecer o trabalho da Ford e enaltecer a falta de coragem dos concorrentes em acreditar e projetar um concorrente para o modelo. O mercado é soberano e sabe medir isso em números de vendas. Dos concorrentes mais antigos no mercado, o Pajero TR4 é o que mais próximo chega do Ecosport, mesmo estando muito longe em número de unidades vendidas, seguido pelo Kia Soul e Chery Tiggo.

Dos modelos lançados a pouco tempo, o Kia Soul é o que mais tem crescido em vendas nos últimos meses, mas assim como o Chery Tiggo esbarra em limitações produtivas, sendo que a fábrica do modelo na Coréia do Sul tem de dar conta de atender a todos os mercado do mundo e não tem conseguido fazê-lo. O Tiggo é montado no Uruguai pela fábrica independente Oferol que também possui limitações em sua capacidade produtiva para atender a toda a América Latina. Não fossem esses gargalos, ambos os modelos estariam vendendo mais visto que possuem boas relações custo-benefício. Suzuki SX4 e Citroen Aircross lançados a pouco no mercado ainda não tem números expressivos de vendas.

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Analisando o número de vendas do Ecosport nos últimos 4 anos é que se tem idéia do sucesso do modelo.

Perspectivas e futuros lançamentos

É incrível como a concorrência permitiu que nestes últimos 7 anos a Ford dominasse o segmento que ajudou a criar. As outras grandes fabricantes do país responderam timidamente a investida oferecendo modelos adaptados que no máximo chegam perto à proposta do Ecosport, mas não o superam, caso do CrossFox e da Palio Adventure que também apresentam bons números de vendas, mas não passam de hatch e perua compactos.

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O Renault Duster é a grande promessa de alternativa real ao Ecosport. O GreatWall Coolbear chega no ano que vem e o Haima 7 e JAC Rein podem ser possibilidades futuras.

A grande investida, mesmo que tardia, parece virá da Renault que irá produzir o Duster no Brasil em 2011, um SUV assim como o Ecosport derivado da plataforma de um modelo compacto, no caso o Sandero, mas com projeto próprio e com disponibilidade de tração 4×4. A GreatWall, representada no Brasil pela CNAuto, passará a oferecer o Coolbear, SUV que segue mais a escola do Kia Soul, sendo mais um crossover do que propriamente um utilitário e o grupo Districar anunciou que trará a marca Haima a partir do ano que vem, havendo a possibilidade da oferta do modelo 7, assim como a JAC Motors que já oferece no Chile o SUV Rein. Estes dois últimos modelos são um pouco maiores do que os aqui citados, mas dependendo do posicionamento de mercado poderiam competir por uma fatia do segmento de SUVs compactos no país.






20 respostas a Todos os SUVs compactos de R$51.900,00 a R$74.990,00

  1. carberto disse:

    Hummm… Gosto do estilo do Aircross, do sistema de tração do TR4, do motor 2.0 do Ecosport, do preço do Tiggo e da garantia do Soul. Não tem nenhum com todas essas características?

  2. Joaquin disse:

    Olhe, mais acho que o Tiggo deu um banho. Maior portamalas, mais altura, maior garantia, o segundo melhor motor e tudo isso com o menor preço. Pra mim é vitoria certa e segura, e p vcs?

  3. Rodney Charles Damasceno disse:

    Antes de mais nada, parabéns pela reportagem. Estou optando pelo Tiggo. Mais pra frente volto aqui e comento se o carro é bom.
    Abs.

  4. Julio c. s. disse:

    Interessante este TIGGO preenche bem as necessidades básicas de economia, segurança, estilo e quanto ao preço razoável pena que nossos impostos aqui na terrinha todo mundo tem que tirar um pedaço(ção). Vamos aguardar o automático, espero que não venha com muito valor por cima.

  5. Fidelis disse:

    com certeza o tiggo e a melhor opção de compra, mas não sei quanto vai custar o seguro total, seria bom a reportagem colocar este item, uma vez que nem sempre o carro mais barato tem seguro mais barato,um abraço.

  6. asilvaguiar disse:

    sou super a favor dos chineses mas fico com o coreano, o desing e interior muito bom.

  7. Marcondes disse:

    Estou apostando no TIGGO, vou pegar o meu amanhã… Espero que me d bem…

  8. marcos disse:

    espero o automatico do TIGGO………………………………….

  9. ALMY disse:

    Tenho observado as informações sobre o Tiggo e estou esperando a opinião de proprietários com mais de um ano de uso, para ver se vale arriscar.Contudo, estou com desejo de comprar um, depois de confirmados os testes de durabilidade e revenda.

  10. vinicius disse:

    às pessoas que escrevem sobre, devo informa-los para que antes de publicar uma materia pesquisem sobre, pois existem trechos que nao condizem com a realidade, veja: sendo que o Pajero TR4 não tem opção de tração 4×2???????……. senhores qm disse que pajero tr4 nao tem esta opçaooo??? para essa pesquisa indico o site http://www.mitsubishimotrs.com.br, pesquisem por favor gente, isto nao condiz.
    Senhores nao me venham comparar ford e mitsubishi afinal quantas vezes as ford ganhou o rally dakar?. Senhores como pessoas tao entendidas do assunto off road deveriam salientar tambem queo chassi da ecosport é do fiesta…
    senhores por favor nao comparem marcas, cada marca tem seu objetivo, a ecosport nao guenta muito nao, por mais que tenha versao 4×4 nao é para uso intensivo, assim como um pajero.

  11. Ana Paula disse:

    Matéria comprada é isso ai. Até nos quadros comparativos o tiggo tá em destaque.
    Mas o melhor custo benefício ai é sem dúvida o Pajero TR4. Os outros só querem parecer que são como ele.
    Quem faz teste drive e conversa com quem tem esses todos ai sabe do que estou falando.
    QQ mitsubishi é mais carro que esses todos ai. Rally Dakar que o diga.

  12. adao disse:

    estou indeciso entre soul, duster ou tiggo. quem pode me ajudar?

  13. adao disse:

    estou indeciso entre tiggo, duster ou soul. aceito opinião

  14. Sandra Peixoto Castro disse:

    Por favor, preciso de uma opinião: meu filho tem uma Ecosport. Ele está se formando e
    quero dar outro carro para ele. Depois de uma Ecosport, qual carro devo dar? A idéia é
    dar um carro melhor, em todos os sentidos, porém na mesma linha de preço. Alguém pode me ajudar? Não gostaria de ter que dar outra Ecosport.

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